Contribuições da teoria ator-rede para a construção do conhecimento no ateliê de projeto de arquitetura

  • Ramon Silva de Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa realizada para uma tese de doutoramento que tem o mesmo título deste texto e busca explorar: 1) os entendimentos propostos pela Teoria Ator-rede a fim de estabelecer uma conexão com a formação do conhecimento durante o processo de ensino de projeto de arquitetura; 2) as possibilidades de entendimento do projeto de arquitetura como construção sociotécnica e que envolve uma rede ou coletivo que se articula e se configura em torno de um conjunto heterogêneo de atores humanos e não-humanos. Esta abordagem possibilita transformar o entendimento do projeto de arquitetura como um produto acabado, fechado em si mesmo. Ao explorar as possibilidades de entender o projeto como um processo instável e dinâmico, abre uma possibilidade de transformar e requalificar o processo de projeto de arquitetura, de seu ensino e, também, o próprio significado da atividade e da finalidade do projeto de arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-10-31
Como Citar
CARVALHO, Ramon Silva de. Contribuições da teoria ator-rede para a construção do conhecimento no ateliê de projeto de arquitetura. Joelho. Revista de Cultura Arquitectónica, [S.l.], n. 4, out. 2013. ISSN 1647-8681. Disponível em: <http://iduc.uc.pt/index.php/joelho/article/view/1450>. Acesso em: 23 jun. 2017.
Secção
Articles Joelho 4

Palavras-chave

Ensino de Projeto; Processo de projeto; Teoria Ator-Rede
Warning: array_merge(): Argument #2 is not an array in /var/www/html/lib/pkp/classes/core/PKPApplication.inc.php on line 578