DE ARCHITECTIS INSTITUENDIS: A Investigação pelo Desenho depois de Bolonha.

  • Eduardo Fernandes Escola de Arquitetura da Universidade do Minho Centro de Investigação da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho

Resumo

Os arquitetos devem ser especialistas em Investigação pelo Desenho, isto é, na capacidade de criar e manipular imagens que expressem ideias, relacionando diferentes áreas de conhecimento (estética, funcionalidade, construção, contexto físico e cultural, planeamento urbano, valores históricos e patrimoniais, sustentabilidade ambiental, etc.). Só um estudante que sabe utilizar o desenho como instrumento de investigação interdisciplinar pode ser considerado apto para iniciar uma especialização numa destas áreas.

Esta Investigação pelo Desenho não deve ser confundida com mera representação: a reflexão sobre os conceitos deve sempre ser mais valorizada do que a qualidade das imagens produzidas.

Este tipo de trabalho decorre obrigatoriamente nas aulas de Projeto, mas também pode ser desenvolvido em Unidades Curriculares de índole teórica, onde os estudantes podem desenvolver trabalho gráfico / analítico como método de investigação e como suporte para a comunicação das suas ideias. Mas hoje, em Portugal, este tipo de investigação tornou-se muito difícil de promover, devido às restrições resultantes da aplicação do chamado Processo de Bolonha, que levou a uma diminuição drástica das horas de contacto nas disciplinas teóricas, na generalidade dos cursos de Arquitectura.

Mas é ainda possível utilizar os temas de Projeto em exercícios teóricos de outras disciplinas, cruzando diferentes campos de conhecimento na mesma prática, treinando os alunos para responder a diferentes tipos de problemas e solicitações a propósito de um único exercício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Fernandes, Escola de Arquitetura da Universidade do Minho Centro de Investigação da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho

Professor Auxiliar do Mestrado Integrado em Arquitetura da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, Portugal.

Publicado
2013-10-10
Como Citar
FERNANDES, Eduardo. DE ARCHITECTIS INSTITUENDIS: A Investigação pelo Desenho depois de Bolonha.. Joelho. Revista de Cultura Arquitectónica, [S.l.], n. 4, out. 2013. ISSN 1647-8681. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/joelho/article/view/1458>. Acesso em: 19 ago. 2017.
Secção
Articles Joelho 4

Palavras-chave

Arquitetura Ensino Projeto Teoria Desenho