Sobre o ensino do desenho, para aprender a pensar arquitectura

  • Teresa Belo Rodeia

Resumo

Desde há muito que o desenho é assumido como instrumento preferencial da dimensão intelectual do trabalho do arquitecto. Esta convicção, suportada por sucessivas teorizações, fez com que o desenho se constituísse e fosse tomado como elemento estruturador do pensamento projectual, na prática e na aprendizagem do projecto. Por essa razão, o seu controlo tornou-se numa condição determinante para o acesso ao ensino de arquitectura.

Hoje, numa época em que as tecnologias digitais assumem uma crescente hegemonia na cultura contemporânea, esse valor do desenho poderá parecer questionável. Mas será ainda o desenho que permite estabelecer e superar a distância necessária à invenção da ‘realidade’. Assim, não estará tanto em causa o valor do desenho mas, antes, as circunstâncias que, hoje, possibilitam a sua aprendizagem e o seu subsequente controlo. Não só os tempos de aprendizagem se condensaram como, também, a preparação prévia dos alunos é muito díspar. Face a estas novas circunstâncias, torna-se pertinente questionar como poderá ser garantida a apreensão do valor estruturador do desenho no ensino de arquitectura.

Verificando as alterações agora referidas, esta reflexão procurará equacionar a dimensão epistemológica do desenho no ensino da arquitectura, procurando clarificar as relações de reciprocidade estabelecidas entre representação e pensamento.

  • Resumo viewed = 1 times
  • PDF Full version (English) viewed = 0 times
  • 1911 – Villa Adriana, Itália; 1950-1955 – projecto da Capela de Notre-Dame-du-Haut, Ronchamp, França. (English) viewed = 0 times

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-11-06
Como Citar
RODEIA, Teresa Belo. Sobre o ensino do desenho, para aprender a pensar arquitectura. Joelho. Revista de Cultura Arquitectónica, [S.l.], n. 4, nov. 2013. ISSN 1647-8681. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/joelho/article/view/1468>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Secção
Articles Joelho 4

Palavras-chave

desenho, ensino de projecto, arquitectura