2.1. Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática - Notas

  • João Mendes Ribeiro Departamento de Arquitectura da FCTUC

Resumo

As comunicações apresentadas no colóquio “Ensinar pelo projecto”, no âmbito da sessão   “Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática”, envolveram conteúdos diversos e, virtualmente, divergentes, o que torna difícil a elaboração de um texto de síntese. Contudo, da sua análise, ocorrem duas interrogações essenciais que podem ser entendidas como opostas ou complementares.

A primeira questão, envolve os conteúdos temáticos da disciplina de Projecto e se esta disciplina deve valorizar a consolidação metodológica do acto projectual e o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica sobre a prática do projecto, numa perspectiva de aproximação ao contexto real.

A segunda via, preconiza um ensino de projecto, tendencialmente experimental, envolvendo pesquisas complementares num quadro mais vasto e, por ventura, extra-disciplinar, das ciências e tecnologias à arte, da história à sociologia, ao urbanismo, etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Mendes Ribeiro, Departamento de Arquitectura da FCTUC

Estabelecido em Coimbra, onde lecciona a cadeira de Projecto III no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC). Recebeu vários prémios nacionais e internacionais. Desenvolveu também a sua actividade na área da cenografia.

O seu trabalho cruza vários campos: arquitectura, cenografia, património, escala urbana, mobiliário. A sua obra encontra-se geograficamente centrada na região de Coimbra.

Publicado
2013-11-01
Como Citar
RIBEIRO, João Mendes. 2.1. Entre a experimentação e a aproximação à realidade da prática - Notas. Joelho. Revista de Cultura Arquitectónica, [S.l.], n. 4, nov. 2013. ISSN 1647-8681. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/joelho/article/view/1520>. Acesso em: 26 set. 2017.
Secção
Moderator Joelho 4

Palavras-chave

Arquitectura, Ensino, Projecto