Editorial

  • Paulo Providência Department of Architecture University of Coimbra
  • Gonçalo Canto Moniz Departamento de Arquitectura FCTUC

Resumo

Ensinar pelo Projecto

O ensino e aprendizagem de Projecto de Arquitectura, contrariamente ao que a designação da disciplina deixaria supor, não é uma aplicação prática (o projecto) de uma teoria prévia (a arquitectura). Movendo-se num campo complexo que convoca o conhecimento implícito, a experiência pessoal, a consciência crítica, a reflexão-na-acção, ou a síntese operativa, o Projecto de Arquitectura é uma disciplina de síntese que se socorre tanto das ciências sociais, como das artes e humanidades, ou das ciências e tecnologias, para construir um argumento narrativo transformador. Pode-se por isso pensar que embora com uma forte componente prática, o seu objectivo é a construção teórica da Arquitectura e também, inversamente, que a sua eficácia teórica ou reflexiva estará dependente da sua materialização prática e instrutiva

Teaching through Design

Despite of what the name may lead one to believe, Architectural Design Studio teaching and learning is not a practical application (project) of a previous theory (architecture). It moves in a complex field that calls for implicit knowledge, personal experience, critical conscience, reflection- in-action, or operative synthesis, the Architectural Design Studio is a discipline of synthesis that resorts to social sciences, and as arts and humanities, or sciences and technologies, to build a transforming narrative argument. Albeit showing, a strong practical approach, its main goal is a theoretical construction of architecture. However, its theoretical efficacy is dependent upon its practical and instructive materialization.

  • Resumo viewed = 1 times
  • PDF (English) viewed = 0 times

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-10-29
Como Citar
PROVIDÊNCIA, Paulo; MONIZ, Gonçalo Canto. Editorial. Joelho. Revista de Cultura Arquitectónica, [S.l.], n. 4, out. 2013. ISSN 1647-8681. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/joelho/article/view/1678>. Acesso em: 12 dez. 2017.
Secção
Moderator Joelho 4

Palavras-chave

Teaching through design