An Electronic Edition of Eighteenth-Century Drama: The Materiality of Editing in Performance

  • Isabel Pinto CIDEHUS | Évora University FCT Post-Doctoral Research Fellow

Resumo

No âmbito da edição electrónica, a especificidade do género dramático já mereceu atenção, mormente no que diz respeito a usos optimizados de metadata. Paralelamente, uma crescente proximidade entre investigação histórica e performance art constitui uma mais-valia para redimensionarmos o conceito de arquivo na actualidade. Assim, a minha investigação de pós-doutoramento baseia-se nos pressupostos enunciados para defender que a performance art é uma metodologia válida e adequada no curso da preparação de uma edição digital de teatro do século XVIII. Consequentemente, “performing the archive” viabiliza uma relação entre a natureza performativa de manuscritos de teatro e o público de hoje, corroborando, desta forma, novas abordagens à materialidade das peças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANONYMOUS (1784). Comédia intitulada Não se Vence a Natureza. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1383//5]. http://purl.pt/23968.

ANONYMOUS (1796). Comédia Nova Intitulada O Vassalo Mais Fiel no Cerco de Guimarães. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1370//4]. http://purl.pt/15339.

AMENO, Francisco Luís, ed. (1759). Teatro Cómico Português ou Colecção das Óperas Portuguesas I. Lisboa: Oficina Patriarcal de Francisco Luís Ameno.

BORGGREEN, Gunhild, Rune Gade (2013). “Introduction: The Archive in Performance Studies.” Performing Archives/Archives of Performance. Eds. Gunhild Borggreen and Rune Gade. Copenhagen: Museum Tusculanum Press. 9-34.

CLARKE, Paul (2013). “Performing the Archive: The Future of the Past.” Performing Archives/Archives of Performance. Ed. Gunhild Borggreen and Rune Gade. Copenhagen: Museum Tusculanum Press. 363-385.

DAHLSTRÖM, Mats (2009). “The Compleat Edition.” Text Editing, Print and the Digital World. Eds. Marilyn Deegan and Kathryn Sutherland. Farnham: Ashgate. 27-44.

DEEGAN, Marilyn, Kathryn Sutherland, eds. (2009). Text Editing, Print and the Digital World. Farnham: Ashgate.

DRUCKER, Johanna (2009). SpecLab: Digital Aesthetics and Projects in Speculative Computing. Chicago: The University of Chicago Press.

DRUCKER, Johanna (2013). “Performative Materiality and Theoretical Approaches to Interface.” Digital Humanities Quarterly 7.1. 22 Jun. 2016. http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/7/1/000143/000143.html.

GANTS, David (2006). “Drama Case Study: The Cambridge Edition of the Works of Ben Jonson.” Electronic Textual Editing. Eds. Lou Burnard, Katherine O’Keefe and John Unsworth. New York: Modern Language Association of America. 122-136.

GOLDONI, Carlo (1782a). Comédia Nova Intitulada O Homem Vencedor. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1372//4; F.R. 573]. http://purl.pt/15350.

GOLDONI, Carlo (1782b). Comédia Intitulada Molière ou Segunda Parte de Tartufo. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1370//2; F.R. 14].

GORDON, Ann (2015). “Editing Death: An Element of Craft.” Scholarly Editing 36. http://scholarlyediting.org/2015/essays/essay.gordon.html.

GROSS, Gerald, ed. (1993). Editors on Editing. 3rd ed. New York: Grove Press.

KIRSCHENBAUM, Matthew (2008). Mechanisms: New Media and the Forensic Imagination. Cambridge MA: MIT Press.

KOBIALKA, Michal (2002). “Historical Archives, Events and Facts: History Writing as Fragmentary Performance.” Performance Research 7.4: 3-11.

LIMA, Alexandre António de (1760). “A Ninfa Siringa ou Os Amores de Pan e Siringa.” Teatro Cómico Português ou Colecção das Óperas Portuguesas III. Ed. Francisco Luís Ameno. Lisboa: Oficina Patriarcal de Francisco Luís Ameno. 86-187. http://purl.pt/16454.

LUSITANO, Cândido (pseud. de Francisco José Freire) (1782). Ópera intitulada Ulisses em Lisboa. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1379//1]. http://purl.pt/16494.

MANOFF, Marlene (2006). “The Materiality of Digital Collections: Theoretical and Historical Perspectives.” Libraries and the Academy 6.3: 311-325. 20 Jun. 2016. http://hdl.handle.net/1721.1/35689.

MARMONTEL, Jean-François (n.d.). Segunda parte das últimas acções do valeroso capitão ou Tragédia intitulada As constâncias de Belisário na sua maior decadência. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1383//6]. http://purl.pt/23969.

MCGANN, Jerome (1997). “The Rationale of Hypertext.” Electronic Text: Investigations in Method and Theory. Ed. K. Sutherland. Oxford: Clarendon Press. 19-46.

MUELLER, Martin (2014). “Shakespeare His Contemporaries: collaborative curation and exploration of Early Modern drama in a digital environment.” Digital Humanities Quarterly 8.3. 20 Jun. 2016.
http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/8/3/000183/000183.html.

PORTELA, Manuel (2014). “Multimodal Editing and Archival Performance: A Diagrammatic Essay on Transcoding Experimental Literature.” Digital Humanities Quarterly 8.1. 20 Jun. 2016.
http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/8/1/000175/000175.html.

SCHNEIDER, Rebecca (2001). “Performance Remains.” Performance Research 6.2: 100-108.

SILVEIRA, Jerónima Luísa da (1783). Nova e Verdadeira História do Triunfo da Rainha de Volsco. Cópia de António José de Oliveira [BNP, COD. 1366//3]. http://purl.pt/24577.

TAYLOR, Diana (2003). The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas. Durham, NC: Duke University Press.

VANHOUTTE, Edward (2009). “Every Reader his own Bibliographer – An Absurdity?” Text Editing, Print and the Digital World. Eds. Marilyn Deegan and Kathryn Sutherland. Farnham: Ashgate. 99-112.
Publicado
2016-07-11
Como Citar
PINTO, Isabel. An Electronic Edition of Eighteenth-Century Drama: The Materiality of Editing in Performance. MATLIT: Materialidades da Literatura, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 183-206, jul. 2016. ISSN 2182-8830. Disponível em: <http://iduc.uc.pt/index.php/matlit/article/view/2356>. Acesso em: 25 maio 2017. doi: https://doi.org/10.14195/2182-8830.
Secção
Secção Temática | Thematic Section

Palavras-chave

edição electrónica; teatro do século XVIII; manuscritos; arquivo; performance art