O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos devem ser submetidos online através da plataforma Open Journal Sistem (OJS). 

  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e  não devem ultrapasar 2MB.

  • O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial.

  • Os autores dos artigos devem assegurar o seu anonimato garantindo que o ficheiro submetido não permita a sua identificação nas informações ou propriedades de documento. 

  • No caso de serem sugeridas modificações ao manuscrito, o autor tem um mês para proceder às alterações pedidas pelos revisores e entregar a nova versão do artigo através do sistema online da revista.

Instruções para Autores

A revista Media & Jornalismo aceita artigos inéditos em português, inglês e espanhol, que se integrem nas áreas cobertas pela revista nas suas áreas específicas das ciências da comunicação.

Para além de ensaios com arbitragem científica, com dupla revisão cega por pares, a Media & Jornalismo publica ainda recensões críticas de livros, estudos e outros textos críticos, comunicações em congressos, apresentações de teses de Mestrado ou Doutoramento recém-defendidas e estados de arte sobre os media e o jornalismo.

Os originais devem ser enviados em Word, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento de 1,5 e alinhamento justificado, exceto as referências, que devem estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita. Tabelas e ilustrações devem ser devidamente assinalados de forma explícita no local onde vão ser inseridos.

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo (até 1000 caracteres) em português, espanhol e inglês e indicar cinco palavras chave, também traduzidas, tal como o próprio título do artigo.

O(s) autor(es) deve(m) enviar um breve currículo com o vínculo institucional, e-mail e respetivo endereço para correspondência e também contacto telefónico.

Ao submeterem um artigo à Media & Jornalismo, os autores comprometem-se a que seja um trabalho inédito, prescindindo de o propor a outros locais de publicação até à conclusão do processo de arbitragem e comunicação da decisão daí decorrente.

Os autores aceitam ainda ceder à Media & Jornalismo os direitos de publicação, reprodução e difusão do texto submetido. Compete aos autores a responsabilidade de obtenção da permissão para reproduzir imagens ou outro material com direitos.

Os artigos devem seguir o novo Acordo Ortográfico. 

Os textos não deverão exceder os 35.000 caracteres (incluindo espaços e notas finais), e as recensões de livros os 5.000 caracteres.

As citações com mais de 40 palavras devem ser indentadas, em corpo 11 e em itálico.

Os textos submetidos devem seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos específicos das normas APA, por exemplo:

  • Livro
    Hallin, D. & Mancini, P. (2004). Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press.
    No caso de mais de dois autores, utiliza-se et al.  Ex: Hallin, D. et al. (1991).
     
  • Artigo de revista científica
    Di Tella, R. e Franceschelli, I. (2011). Government Advertising and Media Coverage of Corruption Scandals. American Economic Journal: Applied Economics 3 (October):119–151.
     
  • Capítulo de livro
    McQuail, D. (1994). The Influence and Effects of Mass Media. In: Graber, D.(ed.) Media Power in Politics. Washington, DC: CQ Press.
     
  • Site de Internet
    Granovetter, M. (2004). The Social Construction of Corruption. In: (http://fsimedia.stanford.edu/evnts/4117/The_Social_Construction_of_Corruption_Oct04.pdf) (acedido 21/01/2015).