O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

Os textos propostos devem ser inéditos e não estarem simultaneamente a ser avaliados por outra publicação. Caso sejam aceites, não podem ser publicados nessa mesma forma, nem em qualquer outra língua, sem o consentimento escrito de Notas Económicas.

Incumbe aos autores adequar a forma de apresentação dos seus textos às especificações da revista, nomeadamente sobre formatação dos originais, normas de citação e de apresentação das referências bibliográficas, suportes lógicos a utilizar, etc.

As línguas de publicação de Notas Económicas são o português, o inglês e o francês.

É da responsabilidade dos autores a obtenção de autorização prévia para utilização ou reprodução, nos seus textos, de informação protegida por direitos de autor/sujeita a copyright.

Indicações Gerais

Identificação do(s) autor(es)
A identificação individual do autor e co-autores deve constar exclusivamente de uma folha de rosto autónoma do restante texto. Os dados pretendidos, para além do título da contribuição apresentada, são:

nome
instituição/entidade/organismo a que pertence
endereço postal
telefone(s)
e-mail

No caso de autoria múltipla, deve indicar-se qual o autor a quem endereçar a correspondência.

Textos
Cada contribuição não deverá, em princípio, exceder 20 páginas (de 30 linhas de 60 caracteres cada), incluindo notas e referências bibliográficas.
Os textos serão acompanhados de resumos nas três línguas de publicação (português, inglês e francês) que, individualmente, não poderão exceder os 800 caracteres.
Caso a contribuição seja aceite para publicação, a versão final deve ser entregue em formato electrónico e respeitar as normas definidas para apresentação de textos.

Apresentação do Texto

Formato
Os textos devem ser enviados: em formato Word; dactilografados a espaçamento duplo; com margens laterais iguais, de 3 cm; com o mesmo tipo de letra para o texto, fórmulas matemáticas e ilustrações (figuras, gráficos e quadros); Pode recorrer-se à utilização de itálicos, índices e expoentes. O negrito deve ser usado apenas em títulos (de capítulos, secções, ilustrações ...)

NÃO utilizar formatações especiais como:
estilos (headings, hyperlinks, etc.)
texto em colunas
cabeçalhos de páginas (headers)
diferentes tipos de letra
sublinhados
hifenização automática
numeração automática de capítulos, secções ou parágrafos.

Números decimais
Conforme a língua utilizada seja o português, o francês ou o inglês, nos números decimais, tanto no texto como nas ilustrações (figuras, gráficos e quadros), deve utilizar-se a vírgula nos dois primeiros casos (português e francês) e o ponto no terceiro caso (inglês).

Notas
As notas devem ter numeração automática seguida, devendo ser inseridas em rodapé.

Ilustrações
As ilustrações (figuras, gráficos e quadros) devem ter numeração sequencial dentro da respectiva categoria e títulos pertinentes. A numeração e os títulos das ilustrações devem estar inseridos no corpo do texto, em formato Word, e nunca integrados nas próprias ilustrações.

As figuras deverão ser enviadas em formato GIF, JPEG ou TIFF com resolução de 300 dpi.

Os gráficos deverão ser enviados em Excel no documento original em que foram criados.

Os quadros construídos com tabelas deverão utilizar apenas um traço simples a separar linhas e colunas, dado que serão formatados de acordo com o grafismo de Notas Económicas.

Siglas
Todas as siglas utilizadas deverão ser desdobradas numa lista inserida no final do texto ou, no caso de surgirem em número escasso, logo na primeira ocorrência.

Fórmulas matemáticas
As fórmulas matemáticas devem utilizar:
editor de equações do Word (Microsoft Equation) e nunca editores de equações externos (por exemplo, o Math Type)
mesmo tipo de letra do corpo do texto.

Citações bibliográficas
As citações bibliográficas serão sempre feitas no corpo do texto, entre parênteses e da forma que a se apresenta em Normas de citação e apresentação das referências bibliográficas, utilizando maiúsculas apenas nas iniciais dos apelidos.

Referências Bibliográficas
No final do texto deverá incluir-se, sob a designação Referências Bibliográficas, a lista completa dos autores e das obras citadas, e apenas destas, conforme o modelo que se apresenta em Normas de citação e apresentação das referências bibliográficas.

Os dados fornecidos deverão corresponder sempre aos da edição consultada. Se for considerado relevante, poderá indicar-se complementarmente a data da primeira edição.

Normas de Citação e Apresentação das Referências Bibliográficas

Indicação da fonte
As citações identificam a fonte da qual se extrai a ideia ou o excerto e devem ser apresentadas entre parênteses, no corpo do texto, e ser constituídas pelo nome do autor, o ano de publicação e, eventualmente, o(s) número(s) da(s) página(s). Se o nome do autor fizer parte integrante do texto, colocar-se-á, imediatamente a seguir e entre parênteses, apenas o ano de publicação.

Devido à limitada duração e constante alteração dos conteúdos na Internet, deve evitar se incluir referências a documentos apenas aí existentes.

No caso de a obra estar editada em CD-ROM, a citação deve ser feita da seguinte forma: autor, título do artigo, título do CD, seguido da indicação [doc. electrónico], local, editor e data.

Autor
Por autor entende-se a pessoa, pessoas ou a entidade (associações, organizações nacionais e internacionais, ministérios, órgãos legislativos, judiciais e administrativos, congressos, simpósios, colóquios, ....) responsável pelo conteúdo da obra. Assim, o nome do autor será, conforme os casos, constituído pelo apelido ou pela designação da entidade, que poderá, eventualmente, ser substituída pela correspondente sigla desde que esta seja desdobrada na lista das Referências Bibliográficas.

Citações bibliográficas
Para referir apenas um autor e uma obra:
(Silva, 1985)
(CEE, 1982)
(ONU, 1999)

Para referir várias obras de um mesmo autor:
(Mendonça, 1990; 1992)

Para referir vários autores e várias obras:
(Silva, 1985; CEE, 1982; ONU, 1999)

Para referir dois autores e uma mesma obra:
(Silva e Correia, 1990)

Para referir três ou mais autores e uma mesma obra:
(Silva et al., 1990)

Para referir obras diferentes com autoria e data de publicação iguais:
(Melo, 1992a)
(Melo, 1992b)

Para referir também a página ou páginas:
(Silva, 1985: 145)
(Silva, 1985: 145-178)
(Mendonça, 1992: 52 ss.)

Lista das referências bibliográficas
De acordo com o tipo específico da obra ou contribuição referida, cada entrada deve conter, por esta ordem, os seguintes elementos:

Monografia
Autor(es): Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)
Data de edição, entre parênteses, apenas seguida de um espaço
Título, em itálico, seguido de vírgula
Local de edição, seguido de vírgula
Editor, seguido de ponto final.

Exemplos:

Um autor
Pereira, A. Ramos (1969) O Sistema de Crédito e a Estrutura Bancária em Portugal, Lisboa, Gabinete de Investigações Económicas do ISCEF.

Dois autores
Maddala, G. S.; Kim, In-Moo (1999) Unit roots cointegration and structural change, Cambridge, Cambridge University Press.

Obra colectiva
Editor(es) literário(s) [Por "editor literário" entende se o compilador, coordenador ou organizador]: Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)
Data de edição, entre parênteses, apenas seguida de um espaço
Título da obra colectiva, em itálico, seguido de vírgula
Local de edição, seguido de vírgula
Editor, seguido de ponto final.

Exemplos:

Um editor
Cnossen, S. (ed.) Tax coordination in the European Community, Deventer, Kluwer.

Dois editores
Hendry, David; Morgan, Mary (eds.) (1996) The Foundations of Econometric Analysis, Cambridge, Cambridge University Press.

Contribuição numa obra colectiva
Autor(es) da contribuição: Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)
Data de edição, entre parênteses, apenas seguida de um espaço
Título da contribuição, sem itálicos nem aspas, seguido de vírgula
Nome(s) do(s) editor(es) literário(s): Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)
Título da obra colectiva, em itálico, seguido de vírgula
Local de edição, seguido de vírgula
Editor, seguido de vírgula
Páginas correspondentes à contribuição (página inicial e página final separadas por hífen) seguindo-se ponto final.

Exemplos:

Um autor
Georgescu-Roegen, N. (1986) Man and Production, in Baranzini, M.; Scazzieri, R. (eds.) Foundations of Economics — Structures of Inquiry and Economic Theory, Oxford, Basil Blackwell, 247-280.

Dois autores
Jacquemin, A.; Slade, M. (1989) Cartels, collusion, and horizontal merger, in Schmalensee, Richard; Willing, Robert (eds.), Handbook of Industrial Organization, Vol.I, Amesterdam, North-Holland, 259-327.

Artigo em publicação periódica
Autor(es) do artigo: Apelido, Nome (utilizar maiúsculas apenas nas iniciais: Silva, Francisco)
Data da publicação, entre parênteses, apenas seguida de um espaço
Título do artigo, sem itálicos nem aspas, seguido de vírgula
Título da publicação periódica, em itálico, seguido de vírgula
Indicação do volume e/ou número, seguido de vírgula
Páginas correspondentes ao artigo (página inicial e página final separadas por hífen) seguindo-se ponto final

Exemplos:

Um autor
Pasinetti, L.L. (1983) The accumulation of capital, Cambridge Journal of Economics, 3-4, 405-411.

Dois autores
Modigliani, F.; Miller, M. (1958) The cost of capital, corporation finance and the theory of investment, The American Economic Review, 48, 261-297.