Propriedade: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
e-ISSN: 1647-8606
DOI: 10.14195/1647-8606
Periodicidade: Semestral

A PSYCHOLOGICA é uma revista com revisão por pares e uma publicação oficial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A PSYCHOLOGICA existe desde 1988 e em 2012 foi re-fundada, passando a publicar artigos científicos, em Inglês e Português, avaliados entre pares.

Esta revista visa divulgar o trabalho científico nacional e estrangeiro realizado nas diversas áreas da Psicologia, seguindo os mais altos padrões científicos. Pretende, igualmente, ser um espaço para a troca de ideias, problemas e experiências, decorrentes da teoria e da prática do desenvolvimento humano, social e cultural.

A PSYCHOLOGICA é publicada duas vezes por ano, em papel e on-line, e está indexada em várias bases de dados: PsycINFO, Latindex e Psicodoc.

Revisão por pares

Política Editorial
1. A Revista Psychologica apenas aceita trabalhos originais e que não estejam submetidos para avaliação em qualquer outra publicação.
2. Todos os trabalhos submetidos são revistos de acordo com o seguinte:
2.1 O Conselho Editorial realiza uma primeira avaliação da qualidade dos manuscritos e da sua adequação à revista considerando:
- O enquadramento do trabalho no âmbito científico da revista;
- A correção formal de acordo com as normas antes definidas;
- A qualidade científica geral do trabalho;
2.2 Os autores dos artigos não aceites pelo Conselho Editorial serão informados por email desta decisão.
2.3 Os artigos aceites pelo Conselho Editorial são sujeitos a um segundo processo de avaliação por pares de acordo com o seguinte:
- A avaliação por pares inclui um mínimo de dois e um máximo de três revisores;
- Os revisores, externos à revista e ao Conselho Editorial da Revista, são escolhidos por convite de acordo com o seu mérito científico na área temática do trabalho;
- A revisão dos trabalhos por estes revisores é cega em relação à sua identidade, à identidade dos autores e à dos outros revisores.
2.4 A avaliação dos artigos é feita de acordo com uma grelha fornecida aos revisores onde se incluem, entre outros, os seguintes campos:
- Adequação do título, dos resumos, das palavras-chave e da bibliografia;
- Adequação e correção da redação;
- Adequação do enquadramento teórico;
- Adequação da(s) questão(ões) de investigação;
- Adequação metodológica geral e específica do trabalho;
- Adequação da análise e discussão dos resultados obtidos;
- Adequação das conclusões;
- Aspetos éticos e deontológicos.
2.5 A decisão dos revisores pode ser uma das seguintes:
Aceitação: Se o artigo estiver apto para publicação no seu estado atual.
Aceitação com revisões menores: Se o artigo ficará apto para publicação mediante revisões menores.
Revisão: Se o artigo ficar apto para publicação após ser corrigido de acordo com as revisões sugeridas.
- Rejeição: Se for improvável que o artigo possa ser revisto de forma a ficar apto para publicação.