More than words: Promovendo a integração laboral de pessoas com incapacidade

  • Marina Romeo Universidade de Barcelona.
  • Montserrat Yepes-Baldó Universidade de Barcelona.

Resumo

Esta investigação tem como objetivo principal analisar o grau de implementação de políticas e estratégias de integração em várias empresas e centros de emprego especial (CEE) em Espanha. Em ambos os tipos de organizações, as políticas mais desenvolvidas são as orientadas para os stakeholders externos. Os sistemas de gestão mais utilizados são os de seleção e adaptação ao ambiente, enquanto a formação e o desenvolvimento profissional são aqueles a que menos se recorre. Nas empresas, as pessoas com incapacidades são percebidas como o grupo mais envolvido ao nível da integração laboral, enquanto nos CEE a equipa de gestão e os membros das unidades de apoio são percebidos como sendo os mais envolvidos. Este estudo ajuda os responsáveis de RH a criar as condições necessárias para que todos os indivíduos possam desenvolver as suas competências, conhecimentos, experiência e motivações em contexto laboral.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-04-07
Como Citar
ROMEO, Marina; YEPES-BALDÓ, Montserrat. More than words: Promovendo a integração laboral de pessoas com incapacidade. Psychologica, [S.l.], p. 123-134, abr. 2017. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4125>. Acesso em: 24 ago. 2017.
Secção
Articles

Palavras-chave

políticas de responsabilidade social corporativa; integração laboral; incapacidade; sistemas de gestão de recursos humanos