Análise das características de estabilidade emocional em homens e mulheres

  • Esther Gracia Universidade de Valencia, Instituto de Investigación en Psicología de los Recursos Humanos, Desarrollo Organizacional y Calidad de Vida Laboral (IDOCAL).
  • Naiara Vidal-Sellés Universidade de Valencia, Instituto de Investigación en Psicología de los Recursos Humanos, Desarrollo Organizacional y Calidad de Vida Laboral (IDOCAL).
  • Vicente Martínez-Tur Universidade de Valencia, Instituto de Investigación en Psicología de los Recursos Humanos, Desarrollo Organizacional y Calidad de Vida Laboral (IDOCAL).

Resumo

A investigação prévia indica que a estabilidade emocional, como um traço de personalidade, tem uma repercussão relevante sobre o comportamento humano. Esta estabilidade tem duas dimensões: o “limiar de distúrbio emocional” (facilidade em experimentar estados emocionais alterados) e a “resiliência emocional” (capacidade para recuperar de emoções negativas e voltar à estabilidade emocional). O objetivo deste estudo é analisar as diferenças entre homens e mulheres quanto aos seus níveis de estabilidade emocional, tendo em conta as duas dimensões de estabilidade emocional. A amostra é constituída por 134 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos. Os resultados mostram que as mulheres têm um limiar mais baixo para experimentar emoções negativas e uma menor resiliência emocional. Estes resultados apontam para a necessidade de se realizarem mais estudos neste domínio para uma melhor compreensão do comportamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-04-07
Como Citar
GRACIA, Esther; VIDAL-SELLÉS, Naiara; MARTÍNEZ-TUR, Vicente. Análise das características de estabilidade emocional em homens e mulheres. Psychologica, [S.l.], p. 137-147, abr. 2017. ISSN 1647-8606. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/4126>. Acesso em: 19 out. 2017.
Secção
Articles

Palavras-chave

estabilidade emocional; teoria do papel social; teoria evolucionária; homens e mulheres