A Revista de História das Ideias, criada no âmbito do Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi fundada, em 1977, por José Sebastião da Silva Dias e dirigida também por Manuel Augusto Rodrigues, Luís Reis Torgal e Fernando Catroga.

A revista, de periodicidade anual, inicia em 2016 uma nova série (2ª série), depois de 33 números publicados, na sua maioria temáticos. Todos os artigos submetidos são sujeitos a revisão e aprovação por pares, em regime de anonimato. O processo de avaliação encontra-se documentado nos arquivos da Revista de História das Ideias. Os contributos são encaminhados pelos Editores da revista para o Conselho Científico ou para avaliadores ad hoc, de acordo com as suas áreas de especialização. Os principais critérios de avaliação são: adequação à linha editorial da revista; respeito pelas normas editoriais; qualidade da redação; originalidade e relevo dos temas propostos para o avanço dos estudos nas áreas de estudo admitida pela revista.

Admite artigos para publicação em língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola e italiana.