“Dominará de mar a mar, desde o rio até às extremidades da terra”. Tópicos da comunicação do poder religioso nos testemunhos escritos e visuais luso-brasileiros (séc. XVI-XVIII)

  • Paola Nestola CHSC – UC

Resumo

O estudo visa considerar alguns tópicos da comunicação do poder religioso através das entradas dos bispos portugueses para tomarem posse da diocese, baseando-se sobre novos exemplos analíticos e oferecendo uma leitura iconológica dos documentos visuais disponíveis. Organizadas com renovada magnificência entre a segunda metade do século XVI e a  primeira metade do XVIII, as cerimónias de adventus novi episcopi constituíram um momento de encontro político-sócio-cultural que  caracterizou a história de Portugal e dos territórios da América portuguesa na Época pós-tridentina, assim como do orbe católico. Nesses dispersos territórios além do caminho via terra, também a travessia pelo oceano podia ser um espaço que contribuía para definir o munus do neo-consagrado, antecipando e  distinguindo o seu serviço como bispo das conquistas ultramarinas.

https://doi.org/10.14195/1645-2259_16_6

  • Resumo viewed = 2 times
  • PDF viewed = 4 times

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-12-30
Como Citar
NESTOLA, Paola. “Dominará de mar a mar, desde o rio até às extremidades da terra”. Tópicos da comunicação do poder religioso nos testemunhos escritos e visuais luso-brasileiros (séc. XVI-XVIII). Revista de História da Sociedade e da Cultura, [S.l.], v. 16, p. 111-136, dez. 2016. ISSN 2183-8615. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rhsc/article/view/3970>. Acesso em: 22 nov. 2017.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Entradas episcopais; Fr. Luís de Santa Teresa; dioceses portuguesas; Pernambuco; oceano Atlântico; iconologia