O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido é original, não foi publicado anteriormente e não está submetido para publicação noutra revista.

  • O artigo é submetido em formato WORD ou RTF.

  • O artigo não excede as 7000 palavras.

  • A identificação dos autores não consta em nenhum ponto do manuscrito.

  • O texto tem margens superior, inferior e laterais a 2,54 cm, alinhamento justificado, com avanço de 1,27 cm na primeira linha da cada parágrafo, com espaçamento duplo entre linhas e com o tipo de letra Times New Roman a 12 pt.
  • O título do artigo está alinhado à esquerda ou justificado, a negrito, com letra tamanho 16 pt e todas as palavras principais iniciadas com maiúscula.

  • Quando possível, os URL ou os Códigos DOI das Referências Bibliográficas são indicados.

  • A lista de referências bibliográficas obedece às normas de publicação da American Psychological Association (APA), 6ª Edição.
  • A texto cumpre as Normas de Colaboração indicadas nas Instruções para Autores no link Sobre .

Instruções para Autores

A Revista Portuguesa de Pedagogia convida todos os docentes, investigadores e profissionais, no âmbito das Ciências da Educação, a submeter os seus artigos através do e-mail rppedagogia@fpce.uc.pt. Os artigos a submeter devem ser enviados em português, inglês ou espanhol, de acordo com o Manual de Publicação da American Psychological Association (APA), 6ª Edição.

A Revista Portuguesa de Pedagogia é editada em papel e online e publica artigos em português, inglês e espanhol, submetidos a um processo de avaliação em regime de double blind refereeing.

1. Normas de formatação

1.1. A Revista Portuguesa de Pedagogia publica artigos científicos em português, inglês e espanhol.

1.2. Os originais deverão ser submetidos em formato word, folha A4 com margens superior, inferior e laterais a 2,54 cm, alinhamento do texto justificado, com avanço de 1,27 cm na primeira linha da cada parágrafo, com espaço duplo entre linhas e com o tipo de letra Times New Roman a 12 pt. Os artigos não devem exceder as 7.000 palavras.

O título do artigo deverá ter alinhamento à esquerda ou justificado, a negrito, letra tamanho 16 pt e todas as palavras iniciadas com maiúscula.

Os subtítulos, sem qualquer numeração, deverão ser formatados de acordo com os exemplos seguintes:

Subtítulo

Formatação

nível 1

 

nível 2

 

nível 3

nível 4

Alinhado à esquerda, a negrito, letra tamanho 14 pt, espaço de 6 pt depois

Alinhado à esquerda, a negrito, letra tamanho 13 pt, espaço de 6 pt depois

Alinhado à esquerda, normal, letra tamanho 12,5 pt, espaço de 6 pt depois

Alinhado à esquerda, normal, em tom cinzento, letra tamanho 12 pt, espaço de 6 pt depois

 

1.3. Acompanhando o original, deverão ser enviados três ficheiros que incluam:

- Folha A: título do artigo; nome email e enquadramento institucional do(s) autor(es); endereço completo (incluindo telefone, fax e e-mail) do autor responsável por toda a correspondência relacionada com o manuscrito;

- Folha B: título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol (resumo com máximo de 150 palavras e até 6 palavras-chave);

- Folha C: declaração de compromisso do(s) autor(es) em como o artigo submetido à Revista Portuguesa de Pedagogia é original, não foi publicado anteriormente e não está submetido para avaliação em qualquer outra publicação científica.

1.4. A identificação dos autores não deverá constar em nenhum ponto do manuscrito, à exceção da Folha A.

1.5. Os quadros e figuras deverão ser colocados na localização correspondente à sua referência e ordenados em numeração árabe, devendo ser referidos através dessa numeração no texto do artigo, por exemplo: “…cf. figura 10…” e não: “…na figura seguinte…”.

1.6. Os quadros e as figuras devem ser formatados de acordo com as Normas da American Psychological Association (APA), 6.ª edição, não podendo exceder as dimensões 11,5 x 18,5 cm e devem ser entregues no ficheiro do programa em que foram editados originalmente. Essa edição deve ser preparada para impressão a preto e branco. As imagens ou fotografias devem ser entregues em digitalizações de 100% a 300 dpi’s de resolução.

1.7. As referências bibliográficas serão integradas no texto de acordo com o sistema autor-data (consultar normas de publicação da APA). Em caso de citações textuais, acrescentar-se-á o número da página. Exemplos: Piaget afirmou que “a inteligência.” (1966, p. 247).

Mas, Zazzo (1972) considera. Diversos autores (Farr & Moscovici, 1984; Lewin et al.,

1944)…

1.8. A lista de referências bibliográficas deverá obedecer às normas de publicação da American Psychological Association (APA), 6ª Edição. Exemplos:

 

a) Livro

Reuchlin, M. (1992). Introduction à la recherche en psychologie. Paris: Éditions Nathan.

b) Livro traduzido

Fuller, P. (1983). Arte e psicanálise (M. J. Gomes, Trad.). Lisboa: Publicações Dom Quixote. (Obra original publicada em 1980). No corpo do artigo deve referir-se: Fuller (1980/1983)…

c) Capítulo de livro

Martin, R. P. (1991). Assessment of social and emotional behavior. In B. A. Bracken (Ed.), The psychoeducational assessment of preschool children (pp.450-464). Boston: Allyn & Bacon.

d) Artigo

Schein, E. H. (1990). Organizational culture. American Psychologist, 45, 109-119.

e) Comunicação em reunião científica

Sternberg, R. J. (1997, Setembro). Successful intelligence: What is it, how can it be measured, and can it be taught? Comunicação apresentada na 4th European Conference on Psychological Assessment, Lisboa.

f) Dissertação / Tese

- Dissertação / Tese não publicada

Lima, M. P. (1997). NEO-PI-R, Contextos teóricos e psicométricos: “OCEAN” ou “iceberg”? (Tese de doutoramento não publicada). Universidade de Coimbra, Coimbra.

- Dissertação / Tese disponível na Internet

Bruckman, A (1997). MOOSE Crossing: Construction, community, and learning in a networked virtual world for kids (Tese de doutoramento, Massachusetts Institute of Technology). Consultado em http://www-static.cc.gatech.edu/-asb/thesis/

g) Referências de artigos online

Hsu, C.-C., & Sandford, B. A. (2007). The Delphi Technique: Making Sense of Consensus. Pratical Assessment Research & Evaluation, 12(10). Consultado em Janeiro, 2012, em http://pareonline.net/getvn.asp?v=12&n=10.

 

Para os casos não considerados nestes exemplos, os autores devem consultar as normas de publicação da American Psychological Association (APA), 6.ª edição.

 

2. Disposições gerais

2.1. A Revista Portuguesa de Pedagogia apenas aceita trabalhos originais, que não tenham sido publicados anteriormente e que não estejam submetidos para avaliação em qualquer outra publicação científica.

2.2. Os artigos publicados são da exclusiva responsabilidade dos respetivos autores. A Comissão de Redação reserva-se o direito de não publicar os originais a que a Comissão Científica não atribua nível adequado ou que não obedeçam às normas acima referidas. Os originais não publicados não serão devolvidos.

2.3. Os originais aceites para publicação ficam propriedade editorial da Revista.

Qualquer reprodução integral ou parcial dos mesmos apenas pode ser efetuada após autorização escrita da Comissão de Redação.

2.4. A Revista Portuguesa de Pedagogia oferece um exemplar de cada número ao 1.º autor de cada artigo que o integra.

2.5. Os artigos publicados ficam disponíveis on-line, em acesso livre, através do endereço http://impactum.uc.pt/