Emílio: Texto e Contexto

  • Wilson Alves de Paiva Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação do homem no texto e no contexto da obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau. A singularidade do discurso e o que se postula nessa obra ampliam consideravelmente nossa compreensão a respeito das idéias que direcionaram a formação do homem moderno até os dias de hoje. O que faz de Rousseau um marco divisório na história da educação ocidental. Seu tratado educacional produz uma nova visão de homem e, portanto, um rico material teórico para pensarmos a sociedade do século XXI. O Emílio aparece como uma tentativa audaciosa e apaixonada de restaurar o homem natural para viver virtuosamente a realidade social. Em todos os sentidos, o jovem Emílio está sendo preparado para viver plenamente sua vida pessoal, como homem, ou uma vida pública, como um dedicado cidadão de alguma comunidade qualquer.
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Publicado
2011-12-01
Como Citar
PAIVA, Wilson Alves de. Emílio: Texto e Contexto. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], p. p. 5-26, dez. 2011. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1339>. Acesso em: 13 dez. 2017.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Rousseau; Emílio; Filosofia da Educação; Pedagogia