O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

  • O manuscrito não contém elementos abusivos, difamatórios, caluniosos, obscenos, fraudulentos ou ilegais ou informação confidencial sujeito a sigilo profissional.

  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10MB).

  • O texto está escrito usando a o tipo de letra Trebushet Ms, tamanho 8, com espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento entre parágrafos de 6 pontos depois; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto no seu local exato, e não no final do documento na forma de anexos.

  • Na elaboração das fórmulas/equações devem usar preferenciamnte o tipo de letra Trebushet MS, tamanho 8, de modo a ficarem em consonância com o corpo de texto. O mesmo deverá ser aplicado às legendas dos mapas e gráficos, bem como às grelhas e coordenadas dos mapas e escalas dos eixos dos gráficos.
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos (Norma da APA) descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

  • Ao submeter um manuscrito à revista Territorium, o(s) autor(es) declara(m) que autoriza(m), por tempo indeterminado e a título gratuito, a digitalização, o carregamento e a divulgação do referido artigo nas plataformas de conteúdos digitais da RISCOS e da Imprensa da Universidade de Coimbra, comprometendo-se a no final do processo de revisão a preencher e assinar a "Declaração de cedência dos direitos de autor".

Instruções para Autores

RECEÇÃO DE ARTIGOS

A informação a remeter aos Editores Associados da revista deverá ser organizada do seguinte modo:
Uma pasta geral com o nome do 1.º/ª Autor(a), dentro da qual existirão duas pastas:

  • Pasta 1 – Deve conter um ficheiro de Word ou similar com o artigo completo, na sua versão final, com todas as imagens que integram o artigo inseridas ao longo do texto de acordo com a disposição e ordem pretendidas pelo autor(a);
     
  • Pasta 2 – Deve conter um ficheiro de word ou similar, com as traduções para inglês ou português, ou seja, a informação da primeira página (titulo, autores, resumos e palavras-chave) e, depois, apenas o texto de todas as legendas e respetivas traduções de todas as figuras, fotos, quadros e tabelas que constam no artigo e, em separado, todos os ficheiros correspondentes às fotografias, figuras, mapas, quadros, tabelas e gráficos, sem exceção, que deverão ser enviados como documentos individualizados, em formato de imagem (TIFF) no modo CMYK. Todas as imagens deverão ter obrigatoriamente uma resolução mínima de 300 dpi(s), possuir uma dimensão mínima de 16x23 cm. Na cartografia, sempre que possível, as tramas deverão ser substituídas por cores. As tabelas e quadros deverão ser editáveis (word ou excel). Na elaboração das fórmulas/equações devem usar o tipo de letra Trebuchet MS, tamanho 8, de modo a ficarem em consonância com o corpo de texto. O mesmo deverá ser aplicado às legendas dos mapas e gráficos, bem como às grelhas de coordenadas dos mapas e escalas dos eixos dos gráficos.

Apresentação dos Artigos

Redação e área de impressão

Os artigos escritos em língua portuguesa devem respeitar o novo acordo ortográfico.

O título deve estar na língua do artigo, em maiúsculas, não devendo ultrapassar as duas linhas. Na linha imediatamente a baixo deverá estar a tradução do título em inglês, no caso de artigos escritos em português. No caso de artigos escritos em inglês a tradução do título será em português.

Deve(m) seguir-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), devendo constar a instituição à qual pertence(m) assim como o(s) endereço(s) eletrónico(s).

Seguem-se os dois resumos, sendo que o primeiro deve estar na língua em que o artigo se encontra escrito, seguido da sua tradução para inglês. No caso de artigos escritos em inglês a tradução deverá ser em português. Os resumos não devem ultrapassar as 10 linhas (+/- 170 palavras). Imediatamente a seguir, seguem-se as palavras-chave, de 3 a 5, não incluídas no título do artigo e apresentadas nas duas línguas dos resumos.

Cada artigo não deve ultrapassar 25 páginas A4, incluindo figuras, quadros, fotografias, bibliografia e anexos e deverá ser escrito no formato de página A4, a uma coluna e com área de impressão de 15 cm de largura x 23 cm de altura.
A área de impressão deve aparecer na zona central da página, ficando as margens com 3 cm de cada lado. O espaço do cabeçalho e rodapé terá um comprimento de 3,32 cm cada.

O corpo do texto deverá ser escrito no tipo de letra Trebuchet MS, com o tamanho 8, normal e justificado. Haverá espaçamento entre parágrafos, que será de 6 pontos.

As notas e recensões não devem exceder 6 páginas A4 e as notícias 2 páginas A4, mantendo o mesmo formato da página dos artigos.

Os capítulos, subcapítulos e secções não serão numerados e são antecedidos pela introdução (não numerada), terminando com a conclusão (também não numerada) e as referências bibliográficas.

As fotografias, figuras (que incluem cartogramas, esboços, desenhos livres, esquemas, gráficos e mapas) serão obrigatoriamente mencionados no texto, respetivamente, por: (fot.1) (fig.1). Do mesmo modo, os quadros serão referidos por: (QUADRO I). Tanto as figuras como os quadros serão apresentados prontos a serem publicados, preferencialmente de modo a ocuparem uma única coluna (ou seja, com 7 cm de largura).
Todas as fotografias e figuras serão numeradas e intituladas na parte inferior, de forma independente, com numeração árabe (Fot. 1 – Vista geral de ...; Fig. 3 – Esboço de localização do ...). Os quadros serão numerados e intitulados na parte superior, usando versaletes (maiúsculas pequenas) e numeração romana (QUADRO IV – População residente ...). Os títulos devem ser breves e utilizar maiúsculas apenas no início e nos nomes próprios. Além disso, devem estar centrados, em relação à figura ou ao quadro e o espaçamento entre as linhas será simples. Todos estes elementos devem indicar a respetiva fonte, através da identificação do autor, sendo que é da responsabilidade deste a obtenção dos direitos de utilização e de publicação das fontes (fotografias, imagens, mapas,...).

As siglas devem escrever-se sem pontos intermédios, sendo discriminadas da primeira vez que são usadas.

As transcrições devem ser colocadas entre aspas e os vocábulos em língua diferente da que serve de base ao artigo deverão ser formatados em itálico.

Não são permitidas notas de rodapé.
No texto, as referências bibliográficas devem ser apresentadas entre parênteses e incluir a inicial do nome do(s) autor(es) e o apelido do(s) autor(es), que deve ser escrito por extenso, separado por vírgula do ano de edição (se tiverem sido mencionadas várias obras do mesmo autor, com o mesmo ano de edição, devem ser distinguidas pelas letras a, b, c,...), e, separado por vírgula, segue(m)-se a(s) respetiva(s) página(s) (F. Rebelo, 2006, p. 33). Se se tratar de mais do que dois autores, deverá colocar-se o apelido do primeiro seguido de: et al.

Primeira Página

A primeira página deverá conter o Título do artigo, nomes e afiliação dos autores
(sem títulos ou cargos), os resumos e se ainda houver espaço deverá ser seguido do início do artigo.
O Título deve ser centrado na página, em Trebuchet MS, tamanho 8, em maiúsculas e negrito. O Título deve ter 36 pontos de espaço antes e 6 pontos a seguir.
Imediatamente a seguir ao Título aparecerão os nomes dos autores (que não deverão ser mais de três), em Trebuchet MS, 8 pontos, negrito e alinhados à direita da página. O parágrafo referente ao nome de cada autor deverá ter 6 pontos antes e 3 pontos depois. Nas duas linhas imediatas à do nome, deverão aparecer a afiliação de cada autor e o respetivo endereço eletrónico (a azul), em Trebuchet MS, tamanho 8 normal e alinhado à direita. Estes parágrafos não terão espaçamento nem antes nem a seguir.
O Título do Resumo não será numerado, sendo escrito em Trebuchet MS, 8 pontos, maiúsculas, normal e centrado. O corpo do resumo deverá ser escrito em Trebuchet MS, 8 pontos, normal e justificado.
O corpo do Resumo deverá ter entre 80 a 170 palavras, máximo de 10 linhas.

Segunda Página e seguintes:

Introdução, Capítulos e Conclusão
Fonte Trebuchet MS, 8 pontos a negrito e com 12 pontos de espaço antes e depois. Não serão numerados, como se demonstra.
O corpo do texto deverá ser escrito com o tamanho 8, normal e justificado. O espaçamento entre linhas será intermédio (1,5). O espaçamento entre parágrafos será de 6 pontos.

   Sub-capítulo
Fonte Trebuchet MS, 8 pontos a itálico e com 12 pontos de espaço antes e depois e sem tabulação. O Sub-capítulo não será numerado, como se demonstra. O corpo do texto deverá ser escrito com o tamanho 8, normal e justificado. O espaçamento entre parágrafos será de 6 pontos.

      Sub-sub-capítulo
Fonte Trebuchet MS, 8 pontos, itálico e com 12 pontos de espaço antes e depois e com tabulação de 1,25 cm. O Sub-sub-capítulo não será numerado, como se demonstra.
O corpo do texto deverá ser escrito com o tamanho 8, normal e justificado. O espaçamento entre parágrafos será de 6 pontos.

Secções
(Podem representar-se ou por alíneas ou por marcadores, como se indica a seguir)
Se forem por alíneas:
a) A alínea escreve-se com o tamanho 8 e em itálico, com 6 pontos de espaço antes e sem espaço depois. As secções serão indicadas através de uma sequência de letras em itálico, como se demonstra;

b) O corpo do texto deverá ser escrito com o tamanho 8, normal e justificado. Não haverá espaçamento entre parágrafos, que serão identificados por tabulação de 2 cm, como se demonstra na linha seguinte. Início de parágrafo, numa secção por alíneas, começa como este, que serve de exemplo, continuando, depois, na linha seguinte ....

Se forem por marcadores:
• (Fonte Symbol, 8 pontos normal, com 6 pontos de espaço antes e sem espaçamento depois, como se demonstra)
• O corpo do texto deverá ser escrito como tamanho 8, normal e justificado. Não haverá espaçamento entre parágrafos, que serão identificados por tabulação de 2 cm como se demonstra na linha seguinte. O início de parágrafo, numa secção por marcadores, começa como este, que serve de exemplo, continuando, depois, na linha seguinte...

Referências Bibliográficas
Todas as obras citadas no texto devem ser apresentadas no final do artigo, através das respetivas referências bibliográficas, por ordem alfabética de autores, segundo a APA (American Psychological Association, e delas devem constar os seguintes elementos, consoante os casos:

Livro
Apelido, Nome (ano). Título da obra, Editor, Local de edição, número de páginas.

Revista
Apelido, Nome (ano). Título do artigo. Revista, vol./n.º, Local de edição, p. - [página de início-página final].
Texto em coletânea
Apelido, Nome (ano). Título do texto ou do capítulo. In APELIDO, Nome (Ed. ou Org. ou Coord.) – Título da obra, Editor, Local de edição; p. 10-25 [página de início-página final].

Tese
Apelido, Nome (ano). Título da tese (Marster dissertation or Doctoral dissertation).
Universidade, Local de edição, número de páginas.

Recursos eletrónicos:

Trabalhos individuais
Apelido, Nome /EDITOR (ano). Título, [tipo de suporte]. Protocolo disponível: Endereço/Caminho. [data de acesso].

Artigos de revistas
Apelido, Nome (ano, mês, dia). Título, Título da Revista, [tipo de suporte]. Volume, páginas ou indicador de extensão. Disponível: Endereço/Caminho. [data de acesso].

Mensagens de Listas de Discussão
Apelido, Nome (ano, mês, dia). Assunto da mensagem, Lista de discussão, [tipo de suporte]. E-mail disponível: Lista de discussã discussao@mail.endereco [data de acesso].

Tendo em conta que vários indexantes fazem um controlo apertado das referências bibliográficas, não serão aceites artigos que possuam mais de 20% de auto-citação. 

 

 Apresentação das Notas

As Notas iniciam-se com o título do artigo, que deve estar na língua do artigo, em maiúsculas, não devendo ultrapassar as duas linhas. Na linha imediatamente a baixo deverá estar a tradução do título em inglês, no caso de artigos escritos em português. No caso de artigos escritos em inglês a tradução do título será em português.

Deve(m) seguir-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), devendo constar a instituição à qual pertence(m) assim como o(s) endereço(s) eletrónico(s).

Seguem-se os dois resumos, sendo que o primeiro deve estar na língua em que o artigo se encontra escrito, seguido da sua tradução para inglês. No caso de artigos escritos em inglês a tradução deverá ser em português. Os resumos não devem ultrapassar as 10 linhas (+/- 170 palavras). Imediatamente a seguir, seguem-se as palavras-chave, de 3 a 5, não incluídas no título do artigo e apresentadas nas duas línguas dos resumos.

A formatação do corpo de texto é igual à dos artigos.

 

Apresentação das Notícias e Recensões

As Notícias e as Recensões iniciam-se com o título do artigo, que deve estar na língua do artigo, em maiúsculas, não devendo ultrapassar as duas linhas. Na linha imediatamente a baixo deverá estar a tradução do título em inglês, no caso de artigos escritos em português. No caso de artigos escritos em inglês a tradução do título será em português.

Deve(m) seguir-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), devendo constar a instituição à qual pertence(m) assim como o(s) endereço(s) eletrónico(s).

Não haverá resumos.

Iniciando com o corpo de texto.

A formatação do corpo de texto é igual à dos artigos.

 

Diversos

Os Editores não poderão aceitar os artigos que não cumpram as normas aqui apresentadas.

Dos artigos individuais cada autor recebe o respetivo pdf.

Dos artigos em coautoria será enviado o respetivo pdf ao primeiro autor(a), que o deverá reenviar aos coautores.